Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

Como se prevenir de ataques Ransomware

Segurança
|
05.04.2023

Com a crescente onda de ataques de ransomware à cartórios, notificamos a importância de ter um software antivírus com anti-ransomware, como kaspersky, Bit-Defender, Eset, McAfee, entre outros, para aumento da segurança do seus dados e estar de acordo com a LGPD.

Como funciona um ransomware?

Ransomware é um tipo de software malicioso que os ciber criminosos usam para bloquear o acesso aos dados das vítimas afetadas. Os sequestradores digitais criptografam os arquivos, adicionam extensões aos dados atacados e os mantêm “reféns” até que o resgate exigido seja pago.

Quais medidas posso ter contra Ransomware?

Estabelecer regras a serem seguidas pelos usuários. O conjunto dessas regras é a Política de Segurança da Informação.

Ela possui fundamental importância na prevenção de ataque de ransonware, pois sua função primordial é proteger um dos maiores ativos estratégicos dos negócios: a informação. Dentre as normas de segurança da informação que ela pode estabelecer, estão:

- Padrões de tecnologia: tipos de hardware, software, sistemas e aplicações que serão adquiridos, bem como as proibições de aplicações, sites etc.;

- Uso aceitável de tecnologia: diretrizes de uso de equipamentos e aplicações, como e-mail;

- Instalação de um software antivírus com anti-ransomware, como kaspersky, Bit-Defender, Eset, McAfee, entre outros;

- Cuidados que o usuários deve ter ao acessar e-mails e sites, pois é pouco eficiente instalar ferramentas de proteção tendo usuários que desativam antivírus ou aceitam a instalação de programas desconsiderando os alertas dos antivírus e do Windows;

- Vale também acrescentar que os usuários não devem usar e-mails pessoais no ambiente dos cartórios.

Fiquem atentos a quaisquer anomalias e havendo dúvidas entre em contato com o seu prestador de serviços de segurança.

COMPARTILHE:
Leia também
|