Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

Suporte e monitoramento de servidores

Tecnologia
|
27.07.2023

O monitoramento de servidores é fundamental para garantir a segurança e o desempenho das infraestruturas de TI nas organizações. Esse processo é responsável por detectar anomalias que podem ser causadas por hackers, além de informações necessárias para verificar se o hardware ou o software estão funcionando adequadamente.

Dessa maneira, ao realizar o monitoramento de servidores, é possível otimizar as demandas do ambiente, aumentando a performance e economizando os recursos. É importante que a supervisão aconteça constantemente, eliminando possíveis problemas técnicos que atrapalham a dinâmica dos cartórios.

Por fim, os colaboradores precisam monitorar os backups que estão ativos, sejam eles em modelo físico, ou seja, pen-drives e HDs, ou online, como o backup na nuvem.

 

Monitoramento de cópias de segurança nos servidores

 

Desenvolvido com o objetivo de garantir a segurança das informações, dentro do serviço de monitoramento não basta configurar as cópias de segurança, pois eventos imprevistos podem interferir nos procedimentos. Portanto, é necessário realizar o monitoramento de servidores diariamente e em tempo real, pois, caso haja algum problema técnico, backups e restaurações não funcionarão.

Sendo assim, após automatizar várias tarefas no processamento das informações dos servidores, é necessário saber se elas funcionam sempre e adequadamente, a fim de evitar que os colaboradores e os clientes sejam surpreendidos com falhas que comprometam o trabalho e o atendimento ao público.

Logo, é imprescindível conferir se as cópias de segurança são realizadas e os processos que tratam dados essenciais funcionam adequadamente. Além disso, as tarefas automatizadas geram notificações sobre eventuais problemas, facilitando a descoberta de causas e a solução dos problemas

Por fim, há um trabalho constante para solucionar incidentes de segurança da informação e evitar a paralisação dos sistemas, bem como dos bancos de dados hospedados nos servidores.

 

Serviços prestados pelos analistas da Argon

 

Com o intuito de garantir que o monitoramento de servidores aconteça corretamente, os analistas da Argon realizam vários procedimentos, entre eles:

  • Atualização do Sistema Operacional dos servidores, fornecido pelo distribuidor do software durante o ciclo de vida do produto;

  • Restauração de cópias de segurança de bancos de dados e arquivos;

  • Remoção de vírus e infecções virtuais dos servidores;

  • Monitoramento remoto de consumo do espaço em unidades de disco e dispositivos de backup; da carga de utilização dos processadores e utilização de memória; e dos registros de eventos para detecção de falhas em hardware e software;

  • Instalação, reinstalação e manutenção do software Gerenciador de Bancos de Dados;

  • Bloqueio de sites e liberação de acessos a usuários e estações indicadas pelo cliente. 

 

A importância do monitoramento contínuo

 

Realizar o monitoramento de servidores com frequência garante um sistema seguro, assim como o funcionamento das ações para o dia a dia. A prática traz outros benefícios:

  • Segurança dos dados;

  • Prevenção de falhas;

  • Auxílio na operação de serviços;

  • Gestão amplificada;

  • Menor risco financeiro;

  • Durabilidade do serviço.

 

Conheça as soluções da Argon para o seu cartório

 

Com a missão de desenvolver, integrar e otimizar os processos do monitoramento de servidores, a Argon possui uma linha de serviços que auxiliam na administração e otimização de cartórios de Registro Civil e Tabelionato de Notas.

Nesse sentido, desenvolvemos a solução Infraestrutura de Redes, serviço que contém a instalação de servidores de rede em nuvem ou físicos com segurança nativa do Sistema Operacional Linux e aplicação de diretivas para proteção de banco de dados e documentos. Além disso, o serviço faz a recuperação de desastres, monitoramento proativo e preventivo de falhas.  

Confira outras opções assim como os conteúdos e atualizações sobre tecnologia para cartórios, em nosso site. Estamos à disposição para atender suas demandas.

COMPARTILHE:
Leia também
|