Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

O que é e como funciona a tecnologia blockchain

Tecnologia
|
06.02.2020

O que é e como funciona a tecnologia blockchain

Blockchain, criptomoeda e bitcoin são termos usados ​​entre aqueles que trabalham diariamente com tecnologia. No entanto, para pessoas comuns, eles ainda são um mistério.

Quando falamos sobre Blockchain, estamos nos referindo à tecnologia que está surgindo ao lado da moeda digital Bitcoin. Nesse sentido, é um banco de dados compartilhado entre todos os membros de uma rede e que cresce continuamente. O objetivo é o registro cronológico imutável e seguro das transações realizadas entre os membros dessa rede. 

Ao permitir que os dados digitais sejam distribuídos sem poderem ser copiados, a tecnologia Blockchain criou a espinha dorsal de um novo tipo de Internet. Originalmente projetada para o bitcoin, a nova comunidade de tecnologia agora está encontrando outros usos em potencial para ela. 

Como funciona?

A base deste sistema consiste em “chaves” públicas e privadas. Uma “chave pública” (uma sequência de números longa é gerada aleatoriamente) é o endereço de um usuário no Blockchain. Os Bitcoins enviados pela rede são registrados como pertencentes a este endereço. A “chave privada” é um tipo de senha que dá ao proprietário acesso a seus bitcoins ou a outros recursos digitais. Armazene seus dados no Blockchain e eles se tornam incorruptíveis. Isso é verdade, embora proteger seus ativos digitais também exija a proteção de sua chave privada, imprimindo-a, criando o que é chamado de carteira de papel.

Blockchain tem estabilidade? 

Uma vez que os dados foram gravados no blockchain, é muito difícil removê-los ou alterá-los. E é isso que torna o blockchain uma ótima técnica para armazenar registros financeiros ou quaisquer outros dados em que uma trilha de auditoria é necessária. Isso devido, principalmente, ao fato que cada alteração é rastreada e registrada. Ou seja, significa que tudo é visível para todos os participantes da rede.

Portanto, uma empresa poderia usar a tecnologia blockchain para impedir que seus funcionários adotassem comportamentos fraudulentos, por exemplo. Nesse cenário, o blockchain pode fornecer um registro seguro e estável de todas as transações financeiras. Principalmente as que ocorrem dentro da empresa, tornando mais difícil para o funcionário ocultar transações suspeitas.

O que esperar?

Com a transformação digital do mundo jurídico, os profissionais dessa área precisam de ferramentas acessíveis. O objetivo? Melhorar sua eficiência e oferecer novos serviços aos seus clientes.

Mas se o blockchain certifica o documento, essa técnica não realiza todas as missões de um notário. Por exemplo, não é possível verificar o consentimento das partes ou seu entendimento dos termos do contrato. Todo o valor agregado do notário reside nos conselhos que ele fornece a seus clientes e que um processo de computador não poderia fazer. São questões de herança, união matrimonial ou mesmo tutoria e sua capacidade de gerenciar eventos imprevistos, como ação judicial, entre outras.

O que a blockchain permitirá mudar é a maneira como os notários funcionam, tornando-os mais fáceis para eles em várias áreas. Alguns procedimentos serão mais rápidos, enquanto outros não serão afetados de forma alguma. Isso pois dizem respeito a entidades de terceiros, como a administração, que não serão transformadas em blockchain.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, siga a Argon nas redes e fique em dia com as últimas notícias do ramo.

COMPARTILHE:
Leia também
|