Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

Home office: aprenda a manter a motivação da equipe

Cartório
|
01.06.2020

Home office: aprenda a manter a motivação da equipe

Ser capaz de contar com uma equipe coesa e com a motivação elevada é o recurso mais importante para um empreendedor. E exatamente por esse motivo, é essencial que os funcionários se sintam encorajados e inspirados diariamente. Para alcançar ótimos resultados, você precisa colocar o bem-estar da sua equipe em primeiro lugar e fazer com que ela se sinta orgulhosa de trabalhar para sua empresa. 

Com o confinamento, o home office está se mostrando uma alternativa para conciliar as recomendações de saúde necessárias e a atividade profissional. Essa nova realidade levou a grandes mudanças na organização do trabalho. E então surge a pergunta: como motivar sua equipe à distância? Quais ferramentas favorecem o gerenciamento no home office? 

Maneiras de aumentar a motivação do seu time

1. Crie processos claros

Mantenha contato e estabeleça uma reunião virtual rápida com a equipe diariamente para manter os projetos em andamento. Comprometa-se com o uso de aplicativos para mensagens, videoconferência, troca e transferência de arquivos, entre outros.

Utilize também uma ferramenta de colaboração e gestão de tarefas e processos. Dessa forma é possível acompanhar de perto as tarefas e os prazos. Isso garante que todos estejam alinhados e a par do que está acontecendo.

2. Estabeleça metas realistas

Nada mais desmotivador do que metas que não podem ser alcançadas. Diante das incertezas associadas a essa crise, é fundamental manter objetivos precisos. Conforme as últimas novidades e mudanças de cenário que possam surgir, se necessário, ajuste os objetivos diariamente. Evite sobrecarregar seus funcionários com excesso de trabalho, mas defina metas realistas. Portanto, certifique-se de trabalhar com o objetivo completo junto com sua equipe. Mesmo que apenas uma parte dela, possa contribuir, isso já garante um melhor trabalho em equipe. 

3. Capriche no feedback 

Trocas espontâneas, e quase informais, de feedback são normais no cotidiano de um escritório. Mas a situação muda com o home office. Esta é uma estrutura que deixa pouco espaço para que isso ocorra de forma natural. Reserve um tempo para trocas regulares de informações com cada membro de sua equipe sobre as tarefas executadas ou em andamento.

Não hesite em agradecer a sua equipe pelos esforços realizados, por sua mobilização e motivação. Juntos, vocês podem sair desse período de crise fortalecidos.

Antes de adotar as dicas acima, tenha em mente que a comunicação é o segredo para a coesão da sua equipe. É ela que permite à empresa continuar operando durante um período como o que estamos enfrentando. Portanto, ao se comunicar de forma clara e coesa, você está ajudando todo o time. É o momento certo de fazer uso de ferramentas como Hangouts, Zoom, Whatsapp e outras tantas que estarão à disposição neste momento. A sua equipe agradece. 

Lembre-se que essa situação está permitindo experimentar novas maneiras de trabalhar e perceber que o home office pode ser uma solução viável.

E não esqueça de permanecer positivo e tentar tirar o melhor proveito desta crise, mesmo que não seja fácil. Tudo isso vai passar! E juntos, você e a sua equipe podem vencer esse momento.

COMPARTILHE:
Leia também
|