Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

Backup: conheça os tipos e a importância do monitoramento

Segurança
|
03.08.2023

A essencialidade do serviço público prestado pelos cartórios leva a geração de dados que precisam ser protegidos contra perdas, violações e falta de integridade. 

A cópia de segurança dos dados, realizada pelo backup, é uma medida que possibilita a recuperação de informações perdidas ou adulteradas e o restabelecimento do atendimento ao público.

Denominamos como restauração a cópia de dados de um backup para que se tornem disponíveis ao uso. 

Aliás, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-TJ/SP) determinam que as cópias de segurança sejam realizadas diariamente, dentro e fora da serventia, admitindo que a perda de dados não exceda o período de 30 minutos antes do evento que originou essa falha.

 

Tipos de backup

Local

É o mais comum. Os arquivos são transferidos de um HD interno do servidor para outro externo. Dessa maneira, o backup local protege os dados de ataques de vírus e exclusões acidentais. Além disso, é possível restaurar os arquivos rapidamente.

É uma boa prática de segurança armazenar o HD externo fora da serventia, revezando a utilização com outros discos diariamente, desse modo sempre haverá uma cópia de dados com defasagem de 24 horas, tal como prevê o Provimento 74/2018 do CNJ.

Remoto

O backup remoto guarda os dados fora do cartório, em nuvem ou data center, nesse caso, os dados são enviados para um servidor seguro, com acesso restrito e criptografados. A restauração dos dados será mais demorada porque fica condicionada a taxa de download e a quantidade de dados que precisa ser recuperada. Em caso de desastre, sendo impossível recuperar os dados do HD externo, poderá haver demora de alguns dias até que todos os dados sejam restaurados e fiquem disponíveis para uso no cartório.

O backup em nuvem utiliza uma estrutura formada por servidores e dispositivos de armazenamento distribuídos por vários locais a fim de garantir segurança, redundância e no mínimo 99,99% de disponibilidade.

Snapshots

Snapshots ou cópias incrementais, são cópias dos bancos de dados e informações associadas, realizadas a cada 30 minutos, conforme ordenado no Provimento 74/2018 do CNJ.

Podemos dizer que é um tipo de backup porque as porções de dados incrementais obtidas a cada 30 minutos  integram um conjunto de dados. A partir de cada cópia realizada nesse período é possível restaurar todos os dados perdidos.

Snapshots são imprescindíveis para restaurar dados que foram violados e sequestrados por ransomware, nas situações que uma praga virtual pede resgate para descriptografar os arquivos.

A recuperação de dados a partir de snapshots é rápida quando bem configurada, sendo mais eficiente que a restauração de cópias locais armazenadas em discos externos.

 

Monitoramento e manutenção

O modo como o backup é feito pode ser manual ou automático.

Dizemos que é manual quando o usuário executa um programa que faz as cópias de segurança, ficando sob sua responsabilidade essa atividade. Dessa maneira, é um modo inseguro porque o usuário pode esquecer de realizar a tarefa ou não perceber que há erros no funcionamento do programa, tornando os backups defasados ou inconsistentes.

No modo automático, o programa de backup é configurado com certos parâmetros e se executa em horários agendados, bastando que os dispositivos de origem (servidor ou estações) estejam ligados para realizar as cópias locais, em nuvem ou data center.

Tanto no modo manual quanto no automático é necessário realizar o monitoramento e a manutenção para garantir que as cópias são realizadas perfeitamente dentro dos intervalos programados, a configuração dos parâmetros do programa de backup esteja correta, sempre atualizada e que o espaço de armazenamento seja suficiente para guardar os dados.

Também é uma função da manutenção efetuar periodicamente o teste de restauração para verificar a integridade dos dados restaurados e a estimativa da demora que haverá até que os dados sejam colocados em uso novamente diante de várias situações de perdas que possam ocorrer.

 

Segurança de dados 

Com o intuito de garantir a segurança de seus clientes, a Argon desenvolve, implanta e monitora rotinas de backups que protegem bancos de dados, sistemas, imagens e documentos dos clientes, em conformidade com a LGPD e aos provimentos das corregedorias.

 

Conheça as soluções da Argon!

Conheça o Argon Backup em Nuvem (ABN), um serviço que conta com suporte técnico dedicado conduzido por especialistas em segurança da informação.

Garanta a segurança completa do seu cartório! Para mais informações, entre em contato conosco

COMPARTILHE:
Leia também
|