Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

Quando usar a ata notarial?

Cartório
|
27.10.2022

Usadas para produzir provas para apresentação em processo judicial, as atas notariais são usadas para apurar fatos de forma imparcial e responsável.

Para saber mais sobre quando e como usá-la, listamos algumas de suas principais características e locais para que ela seja usada, confira a seguir.

 

Funcionalidade da ata notarial

Como citado, a ata notarial é normalmente usada como meio de prova, em processos judiciais, ou como declaração de presença em determinado local ou situação. 

Para prepará-la, o interessado deve buscar um tabelionato e prepará-la, dando assim a ela validade e como sugere seu nome, notoriedade.

De modo geral, a ata pode ser usada para verificação de fatos na internet, notoriedade de fatos públicos, pedidos de declarações e verificação de fatos em diligência, sempre representando o interesse de alguma das partes, dando a elas maior validade.

É importante frisar que a ata só tem validade após a validação do tabelião, sendo assim indispensável sua consulta.

 

Atas notariais no ambiente digital

Nos dias atuais, a ata notarial para ser usada para a pré-produção de provas no meio eletrônico, o que além de colaborar para transformação digital, também dispensa que o interessado precise se deslocar até o local.

Dessa forma, além de facilitar alguns processos, tanto tabelionatos quanto interessados tendem a alcançar seu objetivo (atestar a autenticidade de algo) de forma facilitada, evitando eventuais questões que envolvam deslocamento.

 

Modernização de processos

Para tornar fácil o processo de lavratura de atas notariais, a Argon oferece um sistema de gestão notarial que, além de modernizar e automatizar procedimentos, gera os selos digitais necessários do ato de forma automática, faz os vínculos entre todos os selos deste ato e envia as informações para diversas centrais de dados.  

Sendo assim, facilita o desenvolvimento do documento (modelo da ata notarial com ou sem imagens) e a validação da ata notarial perante o Tribunal de Justiça.  Para conhecer as possibilidades acerca dessas opções e recursos, entre em contato conosco. A satisfação do cliente é nosso maior compromisso!

 
COMPARTILHE:
Leia também
|