Utilizamos apenas cookies necessários para o desempenho das páginas. Ao continuar navegando você está ciente de nossa Política de Uso e Privacidade de Dados!
Olá, seja bem vindo!

Dicas para evitar a rotatividade de pessoal

Cartório
|
17.02.2023

Evitar a rotatividade de pessoal faz parte de um dos grandes desafios das empresas atualmente. No entanto, um bom planejamento e participação ativa dos recursos humanos, possibilita a reversão desse problema. Saiba mais a seguir.

Embora muitas empresas lidem com a rotatividade de pessoal, essa questão ainda preocupa diversos gestores. Isso porque tal ocorrência pode resultar em aumento de custos, quedas nos desempenhos e resultados, além da perda de talentos.

Contudo, ao adotar e aplicar uniformemente certas medidas no ambiente de trabalho, é possível reverter esse processo.
 

5 dicas de como evitar a rotatividade de pessoal

Ofereça planos de carreira

Antes de mais nada, é importante que o colaborador enxergue na empresa, uma chance de desenvolver suas habilidades. Por isso, com a possibilidade de ser recompensado pelo bom trabalho, há menos chances de frustração e busca de outras oportunidades.

 

Comunique-se com seus colaboradores

A fim de evitar a rotatividade de pessoal, primeiramente é essencial identificar o motivo dela. Para isso, converse com a equipe e forneça um espaço seguro de feedback. Dessa forma será possível enxergar os pontos de melhoria necessários utilizando a perspectiva dos funcionários.

 

Ofereça feedbacks

É sempre importante comunicar os funcionários a respeito do rendimento de cada um deles. Então estabeleça períodos para que essas troca de experiências ocorra, pode ser mensalmente, semestralmente... Tudo vai depender da organização e necessidade de cada empresa e da função exercida.

 

Treinamentos periódicos

Esse incentivo valoriza a equipe, auxiliando na redução da rotatividade de pessoal. Afinal, os benefícios aqui são mútuos. Não só para a empresa que passa a contar com um grupo capacitado, como também os colaboradores que adquirem conhecimento vitalício.

 

A importância de uma cultura organizacional empática

Embora todas as etapas acima sejam importantes, de nada adianta executá-las sem uma cultura organizacional empática. Uma vez que a equipe se sente segura em interagir, expor pontos de vista e crescer, tudo fluirá com mais eficiência.


 

Orgulho em celebrar 10 anos com a Argon

A Argon tem mais de 27 anos de evolução graças a diversos colaboradores que fizeram história na empresa. Ainda este ano celebraremos os 10 anos de empresa de diversos deles.

Se hoje somos grandes, é graças ao empenho de cada um dos parceiros que já passaram e permanecem por aqui. Somos gratos por toda a dedicação e temos certeza que cresceremos muito juntos!

Não deixe de seguir nossas redes sociais para acompanhar essa homenagem aos nossos colaboradores. Aproveite e fique por dentro das atualizações no segmento extrajudicial.

 
COMPARTILHE:
Leia também
|